sábado, 5 de novembro de 2011

SISTEMA A AR " FUNCIONAMENTO E COMPONENTES"

Quando falamos de veículos independente de serem linha leve ou pesada o quesito segurança é primordial.
Neste caso todos os componente do veículo tem suas funções específicas cada um tem um grau de importância,mais o item indispensável e que tem um grau altísssimo de responsabilidade são os freios.
Pesquisas já comprovaram que em muitas falhas de freio são por falta de manutenção,todos devemos cuidar deste item com bastante atenção.
O funcionamento entre um sistema de veículos pesados e um automóvel de passeio são semelhantes mais as semelhanças para por ai,num veículo pesado é necessário que a eficiência de frenagem seja maior devido ao tamanho e peso do veículo,no automóvel é mais atuação do que eficiência,isto não quer dizer que é menos eficiente que o outro.
Ambos os sistemas tem que ser eficientes.
O sistema a ar funciona da seguinte maneira: Existem diversas marcas e modelos em si todos são semelhantes,as marcas mais conhecidas do mercado são: Knorr-Bremse e Wabco.


Funcionamento:


O compressor comprime o ar e o envia para o regulador de pressão,que é responsável pela pressão de trabalho no sistema assim,jogando para fora o excesso produzido pelo compressor.
Depois desta etapa a pressão é regulada e distribuida para os quatro circuitos independentes através da válvula de proteção de quatro circuitos.
A distribuição do ar comprimido é feita separadamente,uma via é destinada para os freios traseiros,outra via para os freios dianteiros,uma outra para o freio de estacionamento e a outra via para acessórios como buzina e freio motor do caminhão.
Tudo isso impede que o sistema fique sem assistância e quando uma das vias é obstruída ou avariada havendo algum deste fatores as demais vias são bloqueadas para evitar perda de pressão em caso de vazamentos.
A válvula de quatro vias visando aumentar a segurança prioriza o carregamento dos circuitos de freio de serviço dianteiro e traseiro, já sistema do acessório e do freio de estacionamento é priorizado por último,assim evitando a saída do veículo sem ar nestes circuitos.
O circuito de freio de serviço é chamado de duplo pois o ar fica retido na alimentação da válvula de comando e só é liberado quando o pedal do freio é acionado.
Se ocorrer uma perda ou queda na pressão no circuito dianteiro o traseiro continuará funcionando normalmente.
Quando o motorista alivia o pé do pedal de freio o ar utilizado é jogado na atmosfera através da descarga,simultaneamente o  compressor está repondo o ar consumino no sistema de freio.
O freio de estacionamento possui uma alimentação independente do freio de serviço e quando o motorista
movimenta a alavanca de comando ( manequim ) libera o ar que atuará nas câmaras de freio de estacionamento,que por sua vez,movimentará o excêntrico em forma de "S", liberando as rodas do veículo.
Se houver queda da pressão na via de estacionamento por exemplo,as sapatas se abrem e bloqueiam as rodas.


Função dos Componentes:


Válvula reguladora de pressão: Responsável por limitar a pressão máxima ou mínima do sistema de freios.





Elemento secador: Responsável pela secagem do ar no sistema de freios,elimina as partículas de água que se formam em todo sistema.
Abaixo do elemento secador o reservatório de regeneração que através da descarga da válvula elimina a umidade retida pelo elemento secador.





Válvula de proteção: Contendo 4 circuitos sua função é de isolar um circuito do outro em caso de
problemas e evita que o veículo saia sem ar.
Esta peça pode até ser encontrada com 6 saídas.





Câmara de freio de estacionamento e serviço conhecida tradicionalmente por cuica,seu nome correto é    cilindro específico.
Seu funcionamento: Responsável por abrir ou fechar as sapatas assim reduzindo ou parando o veículo.



Válvula moduladora do freio de estacionamento: Libera ou bloqueia totalmente as rodas quando necessário.



Válvula relé: Agiliza o acionamento e a liberação das sapatas de freios traseiros.
Entrada nº 1 corresponde a entrada de ar.
Entrada nº 2 corresponde a saída de ar.
Entrada nº 3 corresponde a descarga do ar.
Entrada nº 4 entrada sinal




Válvula de descarga rápida: Responsável por agilizar a liberação das sapatas de freio do veículo.



Cilindro reservatório: Armazena todo o ar utilizidado no sistema,na foto observe onde são fixadas as mangueiras do sistema.
Esta foto trata-se de uma miniatura de caminhão,mostrando a disposição do cilindro fixado na longaria do caminhão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário